top of page

Modelagem da Informação no SketchUp

 

Fonte: http://sketchupdate.blogspot.com.br/2014/02/information-modeling-in-sketchup.html

 

 

Quando o SketchUp foi inventado mais de uma dúzia de anos atrás, a nossa equipe imaginou uma ferramenta que seria simples de aprender e simples de usar, mas poderoso e capaz de construir modelos complexos de todos os tipos de coisas do mundo real. SketchUp, nós sonhamos, seria uma ferramenta que fez a concepção, a construção e a operação das coisas mais fáceis, mais rápidas e mais eficientes. Talvez , mesmo, mais divertidas.

A chave para que o sonho era um arsenal de ferramentas de modelagem simples e direta , juntamente com um modelo de geometria plasticamente flexível e "pegajoso". Editar um modelo deveria ser tão simples como tocar uma superfície empurrando e puxando para lhe dar forma.

 

O Caminho SketchUp nasceu.Quase.

A plasticidade pura e maravilhosamente criativa da modelagem SketchUp poderia realmente se tornar um problema quando os modelos progredissem além de um nível básico de detalhe. SketchUp também precisava de uma maneira de construir a complexidade a partir do básico, uma forma de fazer um conjunto de partes um objeto. Os "Componentes " entraram em ação.

 

Componentes tornaram-se o princípio de organização do modelo mais usado e mais essencial no conjunto de ferramentas de todos os usuários peritos do Google SketchUp. Os Componentes não apenas isolam a geometria para evitar que se "grudem" umas às outras, eles são uma maneira simples de pensar em um modelo como sendo composto de objetos individuais.

 

Objetos que representam algo real.

 

Ao longo dos anos, nós melhoramos os Componentes mais do que qualquer outra característica do SketchUp. Nós adicionamos ferramentas para cortá-los, adicionar parâmetros e configurá-los. Nós construímos um Armazém 3D enorme cheio deles, livre para você usar como quiser.

 

Nós adicionamos recursos para ajudá-lo a contá-los, analisá-los e adicionar qualquer tipo de dados que você pode imaginar para eles.

 

E os nossos parceiros desenvolvedores estenderam ainda mais, há mais de 80 extensões no Extension Warehouse que dependem de algum aspecto de componentes para fazer a mágica que eles fazem.

 

Uma coisa que tenho notado, no entanto, é que tudo essa informação e capacidade avançada que as pessoas estão adicionando aos seus modelos com componentes permanece praticamente isoladas dentro de seus modelos do SketchUp.

O que estava faltando (até agora) era uma maneira de adicionar informações ao modelo de alguma forma padronizada que tornaria possível compartilhar, analisar e estendê-lo fora do SketchUp.

 

E assim, no SketchUp 2014, nós estamos introduzindo um sistema aberto de "Classificação " que permite criar modelos feitos de componentes de ( feitos por você mesmo ou baixados do Armazém 3D) que contêm informações de uma forma estruturada. Na verdade, de qualquer forma estruturada que você desejar. Quer adotar um padrão aberto? Nós temos o suporte. Ou talvez você prefira seguir seu próprio caminho. Estamos chamando esta simples combinação de componentes e dados estruturados de "modelagem da informação" e nós pensamos que você vai usá-la muito .

A coisa mais importante sobre a modelagem de informações do SketchUp é que ele oferece a você uma maneira irrestrita para representar não apenas o que um projeto se parece, mas também mais do que ele realmente é.

 

E você pode fazê-lo sem abrir mão do rápido, fluido e "livre" comportamento de modelagem do SketchUp que você se apaixonou .

 

Para provar que esse sistema funciona, criamos um fluxo de trabalho especial em torno do IFC - sistema de classificação aberta para pessoas que estão utilizando BIM na indústria da construção. Você pode classificar os componentes em seus modelos com tipos IFC, atribuir e editar atributos relevantes para esses componentes e, em seguida, exportar os modelos resultantes no formato IFC para uso em outras ferramentas BIM.

 

Mas não se fique somente no IFC. No SketchUp 2014, você está livre para usar qualquer esquema publicado para classificar os componentes em seus modelos. Interessado em Cobie? Importe o esquema oficial de Cobie do buildingSMART.

 

Ou talvez você está mais interessado em algo como gbXML para a construção verde, ou CityGML para simulação urbana.

 

Ou, você pode apenas querer fazer o seu próprio sistema de classificação.Simples, aberto , fácil ... mas poderoso.

 

Agora este é o Caminho SketchUp.

 

Postado por John Bacus, SketchUp Diretor Gestão de Produtos

 

Traduzido e adaptado por Riceles Araújo Costa

​​​​© 2013 by TotalCAD RENDER

CONNECT WITH US:

  • facebook-square
  • Twitter Square
  • linkedin-square
bottom of page